Você sabe o que é velocidade de download? E por que ela difere da velocidade de plano contratado? Descubra isso e muito mais aqui.

Ao fazer um teste de velocidade (Speed Test), você descobrirá que a velocidade de download (dados recebidos pelo seu computador) difere muito da velocidade de upload (dados enviados do seu computador a outros computadores e provedores).

A velocidade de download é maior para dar conta de atender às necessidades do usuário, uma vez que nós recebemos muito mais informação do que enviamos.

Confira as principais diferenças entre velocidade de download e velocidade de upload da sua internet banda larga

O que é velocidade de download

Podemos definir velocidade de download como sendo a velocidade que você pode puxar os dados do servidor. A maior parte das conexões é projetada para download muito mais veloz do que o upload, já que a maioria das atividades online, como carregar uma página ou Streaming de vídeos, consiste em downloads.

A velocidade de download é medida em bits por segundo, e as operadoras nomeiam com o múltiplo “mega”, por isso nós lemos megabits por segundo (ou Mbps).

O que é velocidade de Upload

A velocidade de Upload é a velocidade que você envia dados do seu computador para outras pessoas ou servidores. O upload é fundamental para enviar arquivos grandes por e-mail, por exemplo, ou para usar uma função de conversa via vídeo-chat com alguém.

Por que a velocidade de download é diferente da velocidade contratada.

Algumas pessoas se perguntam por que quando estão baixando um arquivo a taxa de download acusa uma velocidade menor que a contratada. Aqui vamos usar o exemplo de uma internet 10 megas que baixa arquivos a 1mb.

Para entender essa diferença de forma mais fácil, basta considerar as medidas mais básicas e fazer uma conta simples. Cada byte é composto por 8 bits. Um kilobyte é composto por 1024 bytes e, consequentemente, um megabyte é formado por 1024 kilobytes.

A taxa de download é geralmente expressa em KB/s (kilobytes por segundo), ou seja, se um byte corresponde a oito bits, consequentemente a taxa de download terá um valor oito vezes menor, certo?

Partindo desse pressuposto, se você quer saber qual será sua taxa real de download, basta fazer um cálculo dividindo por oito.

Por exemplo, uma internet de 10 “megas” poderá fazer downloads de, no máximo, 1.25MB/s.

Copyright © 2018- Todos os direitos reservados