Sua Internet está lenta ou não está funcionando? A falha pode estar relacionada ao roteador. O aparelho é responsável por fazer o encaminhamento das informações acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre os dispositivos como computadores, smartphones e tablets. Confira algumas dicas para melhorar o funcionamento do aparelho e consertar o problema.

 

Reinicie o roteador

A maioria dos roteadores precisa de uma reinicialização de vez em quando para continuar com um bom funcionamento. O ato de reiniciar o aparelho é bem simples, basta desconectar o cabo de energia do dispositivo e esperar alguns segundos. Em seguida, conecte-o novamente no mesmo lugar. Se possuir um modem separado, você também pode tentar desconectar o cabo de energia do seu modem e reconectá-lo após alguns segundos.

Sua Internet está lenta ou não está funcionando? A falha pode estar relacionada ao roteador. O aparelho é responsável por fazer o encaminhamento das informações acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre os dispositivos como computadores, smartphones e tablets. Confira algumas dicas para melhorar o funcionamento do aparelho e consertar o problema.

 

Verifique se os cabos estão conectados corretamente

Pode parecer óbvio, mas, às vezes, acontece de alguém esbarrar no roteador e consequentemente algum fio acabar saindo do lugar. Por isso, uma dica antes de tentar milhares de soluções é verificar se os cabos estão conectados corretamente. Cheque cada ponta do cabo e assegure-se de que ele esteja bem conectado — ele pode parecer conectado, mas pode estar um pouco frouxo.

 

Confira se há superaquecimento do aparelho

Os roteadores, assim como qualquer outro aparelho eletrônico, podem sofrer superaquecimento e isso pode prejudicar o funcionamento do dispositivo, tornando-o instável. Confira se o roteador está muito quente e certifique-se de que ele está recebendo circulação de ar suficiente. Uma dica é não deixá-lo em locais quentes, como, por exemplo, em cima da torre do computador, onde a temperatura é mais elevada.

Mude seu roteador de lugar

Reposicionar seu roteador pode ser uma boa opção. Isso porque na posição anterior, a presença de algum objeto poderia estar bloqueando o sinal da rede sem fio, principalmente grandes objetos de metal ou dispositivos que possam interferir, como microondas ou alguns tipos de telefones sem fio. Certifique-se também de que a antena do aparelho esteja posicionada verticalmente, assim ela lhe fornecerá uma área de cobertura maior do que se estiver na horizontal.

Os passos Abaixo seria recomendável entrar em contato com um Técnico especializado 

Resete o roteador

Esta opção é recomendada em casos mais sérios. Se você achar que pode haver algum problema com o seu roteador, resete o aparelho para os ajustes padrão de fábrica. Pode acontecer de você ter alterado alguns ajustes errados, por isso é mais fácil voltar as configurações inicias do que ter que procurar uma por uma. Lembre-se que ao optar por essa opção, você terá que reconfigurar o seu roteador depois disso, incluindo configurar novamente o nome da sua rede sem fio e senhas.

Mude o canal Wireless 

Mudar o canal Wireless pode parecer simples, mas, muitas vezes, é a resposta para o seu problema. Isso é muito comum acontecer com quem mora em apartamento ou condomínios fechados, já que esses lugares possuem uma grande quantidade de roteadores sem fio nas proximidades. Com isso, pode acontecer de haver interferência vindas de outros roteadores sem fio, enviando sinais na mesma frequência do seu.

Se essas opções não derem certo, pode ser que seu roteador esteja quebrado ou com os cabos danificados. Nesses casos, o ideal a se fazer é procurar ajuda de um profissional e verificar se é mesmo necessário substituir o aparelho.

Copyright © 2018- Todos os direitos reservados